A problemática do lixo na Cidade de Maputo





Lixo espalhado na Cidade de Maputo.


lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que é considerado sem utilidade e que entrou em desuso. O lixo é um dos maiores problemas enfrentados pela sociedade.

A questão do lixo está directamente  ligada ao modelo de desenvolvimento que vivemos, relacionada ao consumismo, pois tudo que consumimos causam impactos. Nos dias actuais, a maioria das pessoas vivem nas cidades, e com o avanço da indústria provocando mudanças nos hábitos de consumo da população, vem-se gerando um lixo diferente em diversas quantidades. 

O lixo urbano é um dos maiores problemas, ele pode ser de origem domiciliar (sobras de alimentos, papéis, plásticos, vidros), origem industrial (apresenta constituição variada, entre gasosa, líquida ou sólida), o hospitalar (seringas, agulhas, etc.) e o lixo desse século: o tecnológico (pilhas e aparelhos eletrônicos em geral).
Até mesmo nas zonas rurais encontram-se sacos plásticos acumulados devido a má forma de eliminação.
Os resíduos alimentares depositados no chão começam a libertar gases poluentes na sua decomposição, o que causa a poluição do ar. Além da poluição do ar, o lixo atrai também ratos, insectos e causam doenças, pois, de acordo com o Ministério da Saúde o acúmulo de lixo ou seu armazenamento, favorece a proliferação de vetores ou patógenos. 

A vivência cotidiana muitas vezes máscaras circunstâncias são visíveis, mas não perceptíveis, pois esse produto é descartado de má forma nas ruas. Mesmo contemplando casos de agressões ao ambiente, os hábitos cotidianos como o descarte de lixo, concorrem para que o morador urbano não reflita sobre as consequências de tais hábitos, mesmo quando possui informações a esse respeito.

Dos orgânicos aos inorgânicos, dos entulhos ao lixo domiciliar, todo resíduo sólido tem seu valor. Administrá-los da melhor forma possível é responsabilidade de todos, desde empresas dos mais variados setores até os cidadãos comuns, passando pelas autoridades e instituições competentes do poder público. Esse processo, conhecido como gerenciamento de resíduos, é constituído por um conjunto de ações que buscam minimizar os impactos ambientais da geração de resíduos e garantir coleta, armazenamento, tratamento, transporte e descarte adequado a todos eles. 

A poluição ambiental é uma das principais consequências de má gestão de resíduos sólidos. Um potencial risco pela destinação irregular de resíduos é a poluição hídrica.

A poluição hídrica é caracterizada pela introdução de qualquer resíduo ou energia que altere as propriedades físico-químicas de um determinado corpo da água. 

A poluição do solo consiste em qualquer mudança na natureza ou na composição da terra decorrente do seu contacto com produtos químicos e resíduos sólidos ou líquidos. Esse tipo de poluição é perigoso porque pode tornar o solo inútil e infértil, além de gerar riscos à saúde dos animais e plantas. 
Nas cidades a contaminação se dá principalmente pelo acúmulo de lixo, chamados de resíduos sólidos urbanos em áreas inapropriadas.

São várias a causas que podem ser levantadas, segue alguns exemplos com a minha justificativa:
- Necessidade: as vezes a pessoa pode estar carregando aquele lixo a um longo período de tempo, precisa ir a uma reunião importante e de alguma maneira isso pode atrapalhar a pessoa ou deixar em situações desconfortáveis e por falta de um local apropriado ela  joga em qualquer local.

- Falta de educação ambiental ou oportunismo: Por vezes o indivíduo passa por determinado local e sabe que não é permitido jogar lixo, mas o local já é conhecido como ponto de descarte irregular de lixo por exemplo, e como nenhum morador da área/região reclamou ou procurou seus direitos e ele mesmo sabendo que é errado atira o lixo no lugar impróprio tirando vantagem sobre a situação atual, ‘‘afinal se os outros podem porque eu não posso?’’. A pessoa não respeita a si mesmo ou as outras pessoas e muito menos respeita ao meio ambiente (falta de educação ambiental). 
Mas pode ser até mesmo um factor cultural, ou seja, você cresce ao redor de pessoas desse meio, para você não é errado nem uma forma de tirar vantagem, mas sim algo comum.

Os resíduos deverão ser colocados nos contentores certos em vez de serem deixados espalhados nas ruas. É fundamental mantermos os locais públicos limpos para evitarmos a propagação das doenças transmitidas por vetores como ratos, baratas e moscas.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Contentores de lixo e sua grande importância